O marketing digital possui, entre suas características mais marcantes, a possibilidade de mensuração precisa dos resultados obtidos em cada ação. O ROI, sigla em inglês para “retorno sobre o investimento” é, sem dúvida, um dos mais importantes indicadores para um gestor.

Para obter bons resultados dos investimentos em marketing digital, diversos fatores devem ser contemplados: pesquisa abrangente, briefing adequado, boa estratégia, implementação eficiente, acompanhamento rigoroso de performance, entre outros.

Tudo isso sem se esquecer, é claro, da definição preliminar dos objetivos a serem atingidos. Pode parecer óbvio, mas nem todos se dedicam a definir com clareza o que a comunicação tem como objetivo realizar. Sejam as vendas, razão primordial do Marketing, ou ações menos diretas, como branding, ou qualquer que seja o foco, tenha-o claramente definido para que suas ações se direcionem a alcançá-lo.

Todos esses fatores são essenciais, mas quando se pensa em retorno sobre investimento, tudo começa com a trivial (mas nem sempre simples) tarefa de definir o orçamento de marketing digital.

O marketing é essencial para o crescimento de uma empresa, na medida em que pode levar ao conhecimento do público e promover produtos e serviços da forma mais eficiente para as audiências certas. Porém, quando mal executado, pode ser uma torneira jorrando dinheiro pelo ralo.

Antes de começar a investir, você deve ter clareza sobre quanto pode e deve investir. É sobre isso que falaremos a seguir.

Defina o tamanho do seu budget de marketing digital

Para responder a essa pergunta, você deve, obviamente, considerar o tamanho da sua empresa e também sua posição no mercado.

É até desnecessário dizer que uma microempresa não terá verba suficiente para anunciar na TV, por exemplo. Por outro lado, empresas em um estágio inicial devem investir proporcionalmente muito mais em marketing do que aquelas já estabelecidas no mercado. Afinal, quem está começando precisará de muito mais esforço para conquistar clientes do que aqueles que já possuem uma marca conhecida, reputação no mercado e mindshare.

Levando isso em conta, a maioria dos especialistas trabalha com os seguintes números:

Marcas novas

Para empresas em operação há até 5 anos, deve-se pensar em um investimento em marketing entre 12 e 20% do faturamento bruto.

Marcas estabelecidas no mercado

Marcas com mais de 5 anos de atuação podem investir mais na retenção dos clientes — o que é muito mais barato que atrair novos consumidores. Além disso, as empresas já conhecidas costumam ter mais sucesso em persuadir os potenciais clientes através da publicidade. Dessa forma, os investimentos em marketing dessas empresas ficam entre 6 e 12% do faturamento bruto.

Estes números podem variar um pouco também de acordo com o segmento de atuação de cada empresa. Se você depende diretamente das ações de marketing para que as vendas possam acontecer ou se atua em um mercado onde a concorrência é muito acirrada, os investimentos em marketing tendem a aumentar.

Não confie em receitas prontas

Estamos falando aqui de números que representam médias de mercado. Eles não são regras para nenhuma empresa.

É importante ressaltar que cada marca deve encontrar os números ideais para o seu estágio de maturidade, nível de concorrência dos mercados em que atua, seu mindshare junto ao público e uma série de outros fatores que impedem a utilização de receitas prontas.

Além disso, você vai precisar definir quanto será dedicado ao marketing digital e quanto será investido em mídias offline. Empresas que atuam online chegam a investir exclusivamente em marketing digital, enquanto em segmentos mais tradicionais a lógica pode ser inversa.

Os números mencionados neste artigo podem servir de referência para que você inicie seus investimentos, até mesmo como teste para futuros investimentos maiores.

Mas lembre-se: ter um planejamento de marketing e um plano de negócios é fundamental para que você defina de forma mais segura este fator tão importante para o sucesso da sua marca. Não siga receitas prontas, pois investimentos mal planejados em marketing podem facilmente consumir montantes importantes de verba.

Quer falar um pouco sobre a situação da atual da sua empresa e como definir seu orçamento de marketing digital? Deixe seu comentário!